Panorama internacional

Parceria comercial entre Rússia e China pode bater recorde esse ano, diz Putin no Fórum Econômico

Comércio entre Moscou e Pequim pode bater recorde este ano, afirma líder russo, destacando que não são as atuais circunstâncias que estão promovendo maior intercâmbio, mas sim a colheita de frutos de uma antiga confiança.
Sputnik
Discursando hoje (17) no 25º Fórum Econômico Internacional que ocorre em São Petersburgo, o presidente, Vladirmir Putin, afimou que a parceria comercial entre China e Rússia vai continuar crescendo e poderá bater recorde em 2022.
"Temos um faturamento de U$$ 140 bilhões [R$ 719 bilhões], e vai continuar crescendo, este ano, provavelmente, vai ser maior, vai bater um recorde. Não é que a atual conjuntura política nos obrigue a fazer isso, não, porque essa é a situação objetiva que existe no mundo", disse Putin.
Segundo o presidente, é "interessante e benéfico" para o seu país cooperar com a China, sobretudo porque Moscou goza de "uma relação de confiança muito estável em termos políticos" com o Estado chinês.
Panorama internacional
Em ligação com Putin, Xi oferece apoio da China à Rússia em questões de 'segurança e soberania'
Putin assegurou que a Rússia começou a construir suas relações com o país asiático muito antes da operação militar especial russa na Ucrânia, e que esse não é o motivo da união entre as duas nações. "A Ásia e a China se tornaram os novos centros mundiais de desenvolvimento, e essa tendência é muito evidente", afirmou.
"Todo mundo entende, todo mundo assiste e sabe disso", acrescentou.
O chefe de Estado russo concedeu as declarações no 25ª Fórum Econômico Internacional que ocorre em São Petersburgo, na Rússia, de 15 a 18 de junho um dos principais eventos de negócios da Rússia.
Comentar