Panorama internacional

Ocidente concordou em não fornecer aviões de combate e tanques à Ucrânia, diz Macron

Os países ocidentais concordaram, quase de forma oficial, em não fornecer aviões de combate e tanques à Ucrânia para evitar uma guerra com a Rússia, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (16).
Sputnik
O presidente da França, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, chegaram à Ucrânia nesta quinta-feira (16), onde se encontraram com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.

"Você está falando de um acordo informal, mas é quase uma posição oficial dos parceiros da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Ajudamos a Ucrânia a se defender, mas não entramos na guerra contra a Rússia. Portanto foi acordado não fornecer certas armas, como aeronaves ou tanques, e o presidente Zelensky está ciente desse acordo", disse Macron a repórteres, conforme noticiado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Segundo Macron, a França já enviou à Ucrânia 12 obuseiros autopropulsados ​Caesar. Ele afirmou que Zelensky pediu mais seis unidades desse equipamento.
Panorama internacional
França quer vitória da Ucrânia com integridade dos territórios até mesmo da Crimeia, diz MRE francês
Mais cedo nesta quinta-feira (16), o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Defesa da Rússia, o coronel-general Mikhail Mizintsev, afirmou que na Ucrânia os Estados Unidos e os países subordinados aplicaram os mesmos métodos criminosos que foram empregados na Síria, onde houve a tentativa de derrubar as autoridades legítimas por meio de islamistas radicais.
Segundo ele, o Ocidente "apoiou e armou os terroristas ideologicamente motivados pelo islamismo radical" na Síria, com o objetivo de "derrubar o governo indesejável".

"E assim [foi] na Ucrânia, ao introduzirem a ideologia neonacionalista na parte radical da sociedade ucraniana, os EUA e seus satélites levaram ao poder as forças que promovem o crescimento de ideais fascistas", disse Mizintsev, acrescentando que agora os países ocidentais buscam prolongar o conflito o máximo possível, inundando a Ucrânia com todo tipo de armamento.

Panorama internacional
MD russo obtém documentos que confirmam interação entre defesas da Ucrânia e EUA em armas biológicas
Comentar