Panorama internacional

França quer vitória da Ucrânia com integridade dos territórios até mesmo da Crimeia, diz MRE francês

Para Paris, quem vai decidir com quais características se constituirá uma possível "vitória ucraniana" será o presidente do país, no entanto, governo de Emmanuel Macron espera que uma integridade total dos territórios ucranianos seja restabelecida.
Sputnik
Nesta quinta-feira (16), durante a visita de líderes europeus a Kiev, a chancelaria francesa disse que Paris espera uma vitória militar ucraniana contra Moscou sob a qual se restabeleça a integridade territorial do país, incluindo a Crimeia, que se reunificou à Rússia em 2014, segundo a Reuters.
"Somos por uma vitória integral com a restauração da integridade territorial em todos os territórios conquistados pelos russos, incluindo a Crimeia", disse a autoridade.
Ao mesmo tempo, a fonte diplomática afirmou que terminada a operação russa, serão necessários diálogos para determinar o tipo de garantias de segurança para a Ucrânia e a relação entre o país e a OTAN para "saber como construiremos uma paz duradoura [...]. O que está em jogo é a segurança de todos nós".
Entretanto, a autoridade declarou que uma "vitória militar ucraniana deve ser definida por [Vladimir] Zelensky".
O presidente da França, Emmanuel Macron, aperta a mão do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, ladeado pelo primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, no Palácio Mariinsky, em Kiev, 16 de junho de 2022
Pela primeira vez, desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, líderes das principais potências europeias se reuniram com o presidente ucraniano em Kiev para demonstrar seu apoio ao país.
A visita contou com a presença do chanceler alemão, Olaf Scholz, do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi e do presidente francês, Emmnauel Macron.
Comentar