Panorama internacional

Sistemas de radar russos deixaram tropas ucranianas sem 'olhos' e 'ouvidos'

Os sistemas russos de guerra eletrônica (electronic warfare ou EW, na sigla em inglês) durante a operação especial da Rússia na Ucrânia deixaram as tropas ucranianas sem "olhos" e "ouvidos", informou a estatal Rostec.
Sputnik
Segundo comunicado da Rostec, divulgado nesta quarta-feira (15), "uma variedade de sistemas de guerra eletrônica está agora passando com sucesso por um 'teste de batalha': eles 'bloqueiam' os canais de comunicação do inimigo e os sistemas de orientação, deixando-os sem 'olhos' e 'ouvidos'".
A tecnologia da estatal russa foi capaz de suprimir os canais de controle e transmissão de dados entre o operador e o drone, assim como a navegação por satélite, informou a Rostec.
A corporação também observou que as armas anti-drone desenvolvidas pelas empresas Rostec demonstram alta eficiência durante o conflito ucraniano.
Elas permitem que pequenos drones e helicópteros sejam derrubados, uma tecnologia militar para mitigar as capacidades de voos de reconhecimento das tropas ucranianas.
Reveladas características dos novos sistemas de radar da defesa antiaérea russa
Um fonte disse à Sputnik que, no final de maio, os sistemas russos de guerra eletrônica suprimiram um drone estratégico da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre o Mar Negro.
A aeronave se aproximou da costa da Crimeia e tentou realizar o reconhecimento de instalações e forças russas no interesse das tropas ucranianas.
No mesmo mês, a empresa Roselektronika, pertencente à corporação estatal russa Rostec, criou um radar portátil multifuncional para proteger infraestruturas de importância crítica.
"O dispositivo pode detectar pequenos drones à distância de mais de 1.000 metros, inclusive em altitudes extremamente baixas. O radar é produzido com componentes fabricados no país, pesa apenas cinco quilos e pode ser usado como um aparelho portátil", informou a empresa.
Rostec cria radar portátil para combater drones voando a baixa altitude
Comentar