Panorama internacional

Irã afirma que qualquer resposta a Israel 'será dada em seu lugar e não em um país terceiro'

Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã disse nesta segunda-feira (13) que qualquer resposta da República Islâmica contra Israel ocorreria dentro de Israel.
Sputnik
"Se quisermos responder às atividades de Israel, nossa resposta será dada em seu lugar e não em um país terceiro", advertiu Khatibzadeh.
Por sua vez, o porta-voz do governo iraniano, Ali Bahadori Jahromi, disse hoje (13) à agência de notícias iraniana Tasnim que o Irã "tomará todas as medidas de retaliação necessárias em resposta a qualquer ação externa do regime [israelense]".
Na semana passada, o general iraniano Kiumars Heydari, comandante das forças terrestres da República Islâmica, ameaçou "arrasar" cidades israelenses.
Neste domingo (12) foi revelado que no mês passado as autoridades de segurança israelenses e turcas alegadamente descobriram uma suposta conspiração iraniana para raptar turistas israelenses na Turquia e conseguiram impedi-la a tempo.
Citando mídia local, The Times of Israel disse que as autoridades de segurança israelenses informaram seus homólogos turcos sobre a tentativa de rapto e solicitaram que tomassem medidas para preveni-lo. No entanto, os agentes de segurança de Israel não revelaram a nacionalidade dos supostos agentes iranianos, nem quantas pessoas estavam envolvidas ou se foram feitas detenções.
Panorama internacional
'Era da imunidade do Irã acabou': premiê de Israel diz que Teerã usa terceiros para atacar seu país
Recentemente as missões diplomáticas israelenses têm estado em alerta máximo, prevendo que o Irã procure vingança pelo assassinato de um coronel do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) em Teerã.
O coronel Hassan Sayyad Khodaei, que era acusado de planejar raptos e de matar cidadãos israelenses, foi morto a tiros no domingo passado (22) quando estava perto de seu carro à porta de casa.
Comentar