Panorama internacional

Casa Branca: EUA trabalham para impedir venda de grãos da Ucrânia supostamente roubados pela Rússia

Os Estados Unidos estão trabalhando para impedir a venda de grãos supostamente roubados pela Rússia da Ucrânia no mercado internacional, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, nesta segunda-feira (13).
Sputnik

"Estamos trabalhando com outros países para impedir a venda de grãos que provavelmente foram roubados da Ucrânia", disse Jean-Pierre durante uma coletiva de imprensa quando questionada sobre relatos de que os EUA alertaram as nações africanas para não comprar grãos russos.

Panorama internacional
Putin: políticas 'míopes e estúpidas' da Europa provocaram crise energética e de fertilizantes
O Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização das Nações Unidas (ONU), não conseguiu verificar as alegações de que a Rússia está roubando grãos ucranianos, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, na semana passada.
Os esforços dos EUA ocorrem em meio a preocupações com o abastecimento mundial de alimentos e o aumento dos preços, que o governo Biden atribuiu a uma combinação de desafios econômicos, incluindo choques de oferta resultantes da operação especial da Rússia na Ucrânia.
No entanto o Kremlin atribuiu a responsabilidade pelo aumento dos preços dos alimentos e pela instabilidade às sanções impostas pelos EUA e seus aliados à Rússia e à Belarus, que são grandes exportadores de fertilizantes e outros produtos agrícolas no mercado mundial.
A Rússia rejeitou as acusações ocidentais de bloquear as exportações de grãos da Ucrânia e enfatizou repetidamente que os portos marítimos seriam reabertos após a limpeza de minas navais ucranianas no mar Negro.
Panorama internacional
EUA vão fornecer US$ 1,5 bi mensais à Ucrânia nos próximos 4 ou 5 meses para sustentar governo
Comentar