Rússia teria utilizado caças Su-57 contra alvos de defesa antiaérea na Ucrânia

Militares russos empregaram durante a operação militar especial na Ucrânia uma esquadrilha composta por quatro caças Su-57 interligados em uma rede de informações unificada com objetivo de destruir objetivos de defesa antiaérea, informou à Sputnik uma fonte informada.
Sputnik
"No âmbito da operação militar especial, a Força Aeroespacial da Rússia realizou uma operação para identificar e destruir sistemas de defesa antiaérea da Ucrânia usando uma esquadrilha de quatro novíssimos aviões de combate multipropósito Su-57", disse fonte.
O interlocutor da agência ressaltou que "a integração dos aviões em um único espaço de informação aumenta a eficácia da identificação e eliminação dos alvos", acrescentando que durante a missão o Su-57 foi capaz confirmar a sua baixa visibilidade de radar.
O caça polivalente de quinta geração Su-57, fabricado em série desde 2019, realizou seu primeiro voo em 2010. Previamente chamado de PAK FA, o Su-57 é um jato destinado a executar missões de ataque e de caça e a destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais de superfície.
Entregas de armas pesadas pelo Ocidente poderiam resultar no confronto entre potências, diz analista
De acordo com os desenvolvedores, a combinação da alta manobrabilidade do caça com sua capacidade de voo supersônico, bem como o equipamento de bordo avançado e baixa visibilidade, garantem a superioridade do Su-57 em comparação com os concorrentes.
Comentar