Panorama internacional

Presidente da Ucrânia parece concordar em entregar soberania do país à Polônia, diz serviço russo

O regime de Kiev, pelo visto, já concordou com a anexação da Ucrânia pela Polônia, disse nesta quinta-feira (9) Sergei Naryshkin, chefe do Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR, na sigla em russo).
Sputnik
De acordo com o SVR, com o consentimento de Kiev, a Polônia está instalando um centro de reserva de processamento de dados do Serviço Fiscal da Ucrânia.
"O Estado não é uma corporação privada e, neste caso, vemos que a junta de Kiev já concordou com a anexação da Ucrânia pela Polônia e entrega voluntariamente sua soberania nacional", disse Naryshkin em comunicado publicado pela assessoria de imprensa do SVR.
"Varsóvia está pressionando o regime de Zelensky para lhes dar na prática o controle sobre as mais importantes funções e instituições estatais. Com o consentimento de Kiev, os poloneses estão atualmente instalando um centro de reserva de processamento de dados do Serviço Fiscal da Ucrânia. A liderança ucraniana foi informada que isso supostamente vai melhorar a eficácia do funcionamento da referida entidade", informa a nota publicada pelo serviço russo.
O chefe do SVR observou que, aparentemente, Kiev parece concordar em entregar a soberania da Ucrânia à Polônia.
Panorama internacional
Ex-presidente da Ucrânia prevê que seu país poderá se fundir com a Polônia
"Zelensky parece estar concordando com a transferência de soberania da Ucrânia à Polônia. De acordo com as informações recebidas pelo Serviço de Inteligência Externa da Rússia, os sonhos das autoridades polonesas de recuperar os chamados 'territórios orientais' [áreas ocidentais da Ucrânia] estão sendo transformados em ações concretas", conclui o comunicado.
No final de maio, a Ucrânia e a Polônia concordaram em estabelecer um controle aduaneiro conjunto, que Vladimir Zelensky descreveu como o início da integração de Kiev na área aduaneira comum da UE.
Comentar