Panorama internacional

Noruega faz 'contribuição substancial' à Ucrânia ao enviar armamento descontinuado para o país

O país nórdico doou para Kiev 22 obuseiros que ficaram desatualizados depois de trocar suas peças de artilharia por equipamento coreano em 2017.
Sputnik
Nesta quarta-feira (8), o Ministério da Defesa da Noruega anunciou que Kiev deve receber 22 obuseiros M109 do país nórdico. As armas foram doadas completas com equipamentos, peças de reposição e munições, de acordo com o comunicado.
O M109 é um canhão autopropulsado de 155 mm que foi introduzido pela primeira vez na década de 1960 e tem um alcance efetivo de 20 a 40 km, dependendo dos projéteis usados. Cada um deles requer uma tripulação de quatro pessoas para operar.
Segundo a Noruega, soldados ucranianos já foram treinados pelo país nórdico sobre como usar a arma em uma instalação na Alemanha.
Ainda de acordo com o ministério, a contribuição foi possível porque a Noruega rearmou suas próprias Forças Armadas com novas peças de artilharia coreana. A Noruega comprou obuseiros coreanos K9 de 155mm, em 2017, e atualmente está negociando mais acordos com Seul. As armas destinadas a Kiev vêm de um estoque de armas já descontinuadas.
Panorama internacional
Artilharia russa destrói armamento na Ucrânia enviado pela Noruega e EUA, comunica MD
O ministro da Defesa, Bjorn Arild Gram, chamou a doação de "uma contribuição substancial e muito procurada pela Ucrânia". A Noruega forneceu anteriormente armas antitanque M72 LAW, mísseis antiaéreos Mistral, equipamentos de proteção e outros equipamentos para Kiev.
O comunicado diz que os obuseiros foram enviados da Noruega, mas não disse se eles já chegaram à Ucrânia.
Comentar