Panorama internacional

Brasil confirma 1º caso de varíola dos macacos

Nesta quarta-feira (8) foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil, em São Paulo. O paciente é um homem de 41 anos que esteve recentemente na Espanha.
Sputnik
Conforme publicou o portal G1, o homem que contraiu a doença está em isolamento no hospital Emílio Ribas. A prefeitura paulistana monitora outro caso suspeito de uma mulher de 26 anos.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que há sete casos suspeitos sendo monitorados no país. Eles estão nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com exceção de dois casos em Rondônia, os estados têm um caso suspeito cada um.
Vírions da varíola dos macacos maduros e ovais (à esquerda) e vírions imaturos esféricos (à direita), obtidos de uma amostra de pele humana associada ao surto de cães da pradaria de 2003
Conforme dados do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), apenas neste ano, mais de mil casos da doença foram confirmados em pelo menos 29 países em que a doença não é endêmica.
Segundo o CDC, a maioria dos casos reportados até agora foram detectados na Europa — 949 infecções. Os países com mais registros são o Reino Unido (302), a Espanha (198) e Portugal (166). Fora da Europa, o país com mais casos é o Canadá (80), seguido dos Estados Unidos (34) e dos Emirados Árabes Unidos (13). Na América Latina, além do Brasil, foram confirmados casos da doença apenas na Argentina (2) e no México (1).
Comentar