Panorama internacional

Bloomberg: EUA decidem aumentar produção de urânio para reduzir dependência da Rússia

A administração do presidente americano Joe Biden tenta inclinar o Congresso para aprovação do plano de compra de urânio enriquecido diretamente de fabricantes domésticos no valor total de US$ 4,3 bilhões (R$ 20,95 bilhões), relata a agência Bloomberg.
Sputnik
Conforme a mídia nota, tal passo é necessário para reduzir a dependência da importação dos recursos russos. De acordo com as palavras dos representantes do Departamento de Energia americano, a parada das entregas de urânio pode causar interrupções no trabalho dos reatores nucleares comerciais.
Enquanto isso, a concretização do plano permitiria criar no país um comprador estatal, o que, por sua vez, estimulará o mercado doméstico americano. Na opinião do autor da matéria, após a ideia ter sido articulada, as ações das empresas de urânio começaram a crescer.
Contudo, não será fácil para Washington lançar sua própria indústria de urânio, pois sobrou nos Estados Unidos apenas uma fábrica comercial de enriquecimento: a fábrica da empresa URENCO, em Nova México. O mesmo consórcio está dividido entre representantes do Reino Unido, dos Países Baixos e da Alemanha. Além disso, é preciso que a proposta da redução da dependência do urânio russo seja aprovada pelos congressistas.
Em março, ante a operação especial russa na Ucrânia, os Estados Unidos rejeitaram a comprar o petróleo, carvão e o gás natural liquefeito na Rússia.
Panorama internacional
China encontra urânio em profundidade 'impossível' e estima reserva entre as mais ricas do mundo
Comentar