Panorama internacional

Lavrov: CSTO deve ser fator de equilíbrio na região euro-atlântica

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês) precisa garantir o equilíbrio na região euro-atlântica, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta terça-feira (7).
Sputnik

"A CSTO deve atuar como um fator que garante o equilíbrio na região euro-atlântica", disse ele sobre a organização, que reúne Armênia, Belarus, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Cazaquistão.

Para Lavrov, o grupo vem se tornando cada vez mais importante no cenário internacional e precisa de uma voz ativa.
O ministro acusa a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de violar os princípios da indivisibilidade da segurança, com os quais a aliança se comprometeu e que implicam rejeitar tentativas de reivindicar domínio na região euro-atlântica.
Em 22 de maio, o secretário-geral da CSTO, Stanislav Zas, afirmou que a organização tem forças e meios suficientes para reagir a possíveis ameaças relacionadas à ampliação da OTAN, que poderá incorporar a Finlândia e a Suécia.
Panorama internacional
'É difícil manter a unidade': premiê da Estônia diz que sanções contra Rússia ferem países da UE
A Rússia iniciou a operação militar especial na Ucrânia, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" o país, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Além disso, as Forças Armadas da Rússia acusam militares ucranianos de usar "métodos terroristas" nos combates, como fazer civis de "escudo humano" e se alojar em construções não militares.
Panorama internacional
Partido Comunista Português defende fim das sanções à Rússia
Comentar