Ciência e sociedade

Curiosity da NASA encontra estranhas estruturas de rocha no Planeta Vermelho (FOTOS)

Entre as areias rasas e os pedregulhos da cratera Gale, em Marte, o rover Curiosity encontrou várias torres de rocha sedimentar retorcidas se erguendo do chão.
Sputnik
De acordo com a Science Alert, especialistas dizem que as colunas provavelmente foram criadas a partir de substâncias semelhantes a cimento que antes preenchiam antigas rachaduras de rocha. Conforme os processos de erosão foram ocorrendo no planeta, as torres foram sendo moldadas.
Capturadas por uma câmera a bordo do rover Curiosity em 17 de maio, as formações rochosas foram divulgadas apenas na semana passada (29) pela NASA e por especialistas do instituto Search for Extraterrestrial Intelligence – SETI (Procura por Inteligência Extraterrestre).
De acordo com os pesquisadores, por mais estranhas que as estruturas possam parecer, existem precedentes na geologia terrestre que justificam o achado, como os "hoodoos".
Formações rochosas encontradas em Marte pelo rover Curiosity da NASA
Um "hoodoo" é uma torre alta e fina de rocha formada pela erosão, geralmente encontrada em ambientes secos, e recebe nomes variados como rocha de tenda, chaminé de fadas ou pirâmide de terra.
As estruturas naturais são formadas por camadas de rocha dura que se acumulam dentro de rochas sedimentares mais macias. Chuva, vento ou geada são os grandes responsáveis pelo processo erosivo, moldando a estrutura de forma bastante impressionante.
As duas torres de rocha em Marte parecem prestes a tombar em comparação com as que vemos na Terra, mas são sólidas o suficiente para suportar a gravidade superficial mais leve experimentada no Planeta Vermelho.
Hoodoos ao pôr do sol em East Coulee, Alberta, Canadá
No início do ano, o Curiosity encontrou outra rocha, menor, que parecia um pedaço de coral ou uma flor com inúmeras pequenas pétalas que se estendiam em direção ao sol. Os cientistas acreditam que ela possa ter sido criada da mesma maneira.
"Uma teoria que surgiu é que a rocha é um tipo de concreção criada por minerais depositados pela água em rachaduras ou divisões na rocha existente", explicou um comunicado de imprensa da NASA na época.
As enormes torres de rocha podem parecer sem vida agora, mas sua formação fala muito sobre as condições antigas em Marte, incluindo se a vida poderia ter prosperado lá bilhões de anos atrás.
Esta imagem da câmera MAHLI no rover Curiosity Mars da NASA mostra artefatos rochosos esféricos e outro semelhante a uma flor na superfície da cratera Gale em Marte
Ciência e sociedade
Pesquisadores trazem à tona descoberta que poderia determinar a origem da vida na Terra e em Marte
Comentar