Panorama internacional

Presidente mexicano López Obrador recusa convite para Cúpula das Américas de Biden

O México será representado na próxima cúpula pelo chefe do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, ao invés do presidente.
Sputnik
O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador confirmou que não vai participar da Cúpula das Américas organizada por Joe Biden "porque nem todos os países americanos estão convidados".
"Não pode haver uma cúpula se todos os países não forem convidados", disse ele. "Ou pode haver uma, mas isso é continuar com toda a política de intervencionismo."
A declaração de López Obrador ocorre depois da decisão do governo Biden de não convidar os governos de Cuba, Venezuela e Nicarágua para a próxima cúpula. Anteriormente, López Obrador instou Washington a garantir que todos os países americanos fossem incluídos.
Em vez disso, López Obrador planeja visitar o estado mexicano de Oaxaca, na quinta (9) ou sexta-feira (10) desta semana, tuitou um repórter do Mexico Today. O estado foi castigado pelo recente furacão que deixou pelo menos 11 pessoas mortas.
Panorama internacional
O que Bolsonaro tem a ganhar em encontro com Biden na Cúpula das Américas?
Durante seu discurso de segunda-feira (6), o presidente mexicano indicou que vai visitar a Casa Branca em julho.
A nona Cúpula das Américas está programada para ocorrer de 6 a 10 de junho de 2022 em Los Angeles. De acordo com o governo Biden, espera-se que o presidente dos EUA descreva sua visão de um "futuro sustentável, resiliente e equitativo" para a região.
É a primeira vez que os Estados Unidos sediam o encontro regional desde seu lançamento, em 1994. A última cúpula, notadamente ignorada pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, ocorreu em 2018, no Peru.
Comentar