Novo armamento da Rússia representa ameaça aos EUA, adverte general americano

O general Glen VanHerck, chefe do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) e do Comando Norte dos Estados Unidos (USNORTHCOM, na sigla em inglês), qualificou o novo armamento russo de "ameaça séria", escreve o The Washington Times.
Sputnik
Trata-se das armas hipersônicas e mísseis intercontinentais e de cruzeiro de longo alcance.
Em seu discurso ante o Congresso, ele disse que a Rússia e a China aceleraram a implantação de armas que ameaçam os Estados Unidos, no entanto destacou que a "principal ameaça militar" vem de Moscou, escreve jornal.
VanHerck expressou preocupações de que as armas hipersônicas, mísseis intercontinentais e de cruzeiro de longo alcance russos colocados em serviço poderiam atingir o território dos EUA a partir do espaço aéreo russo.
Panorama internacional
Rússia lança com sucesso míssil balístico intercontinental Sarmat (VÍDEO)
De acordo com o general, a implantação de submarinos da classe Yasen também representa uma ameaça. O comandante salientou que Washington agora enfrenta alguns dos desafios estratégicos mais complexos da história.
"Sem rodeios, a minha capacidade de realizar as missões atribuídas ao Comando Norte e ao NORAD tem enfraquecido e segue enfraquecendo", ressaltou VanHerck.
Recentemente a fragata Admiral Gorshkov, da Frota do Norte russa, concluiu com sucesso o ciclo de testes do míssil hipersônico Tsirkon, informou o comandante da Frota do Norte, Aleksandr Moiseev.
Os mísseis Tsirkon conseguem atingir velocidades de Mach 9, enquanto o alcance ultrapassa os 1.000 km, sendo os primeiros no mundo a conseguir essas marcas.
Comentar