Panorama internacional

Modernização militar alemã precisa da 'imagem de inimigo' reinventada, diz alta parlamentar

Uma modernização complexa das forças armadas da Alemanha precisaria que a "imagem do inimigo" fosse reinventada, afirmou a chefe do Comitê de Defesa do Bundestag (parlamento) alemão, Marie-Agnes Strack-Zimmermann.
Sputnik
Com o contínuo da operação especial da Rússia na Ucrânia, o Bundeswehr (forças armadas alemãs) vê mais uma vez "como um inimigo poderia se parecer", disse Strack-Zimmermann ao grupo mediático RND na terça-feira (31).
Um gigantesco fundo de modernização militar de US$ 107,35 bilhões (R$ 508,09 bilhões), anunciado pelo governo alemão ontem (31), é um grande impulso para as forças armadas alemãs, que marca "o primeiro passo" em um longo caminho militar alemão "atendendo às expectativas" dos parceiros da OTAN em Berlim, constata a parlamentar. Mas não é a única coisa necessária para que o Bundeswehr se levante mais uma vez, acredita a deputada do Partido Democrático Livre (FDP, na sigla em alemão).
"O que precisamos – pode soar beligerante, o que o Bundeswehr precisa para agir, do seu ponto de vista, é a imagem de um inimigo", disse Strack-Zimmermann. Ela argumentou que, ao longo dos anos, o Bundeswehr perdeu a imagem de um inimigo potencial, especialmente desde que a Rússia deixou de ser percebida como tal durante os anos do que ela chamou de uma "política de apaziguamento".
Panorama internacional
Armas pesadas entregues pela Alemanha à Ucrânia são inúteis e perigosas, diz general

"Agora sabemos como um inimigo pode se parecer; como ele se parece neste caso", ressaltou a parlamentar, referindo-se à operação especial em curso da Rússia na Ucrânia. De acordo com ela, os desenvolvimentos atuais também significam que a OTAN tem que "se adaptar" a potenciais ameaças da China e do Irã, bem como desenvolver uma estratégia de "como continuamos a lidar com a Rússia".

Admitiu, porém, que as forças armadas da Alemanha ainda têm "muito a recuperar" em uma ampla variedade de campos, desde equipamento pessoal dos soldados até a digitalização do Exército, bem como na modernização dos serviços médicos, da Marinha e da defesa cibernética.
Segundo a legisladora, a Alemanha é "a quarta maior economia no mundo, mas o mesmo não pode ser dito sobre nosso âmbito militar".
Strack-Zimmermann também relembrou que os deputados deveriam pôr em marcha o plano de modernização na sexta-feira (3). Recentemente, os legisladores alemães concordaram com uma isenção especial para pedir dinheiro emprestado e investi-lo no setor militar.
Comentar