Panorama internacional

Portugal confirma 100 casos de varíola dos macacos: 'Maioria tem menos de 40 anos'

Portugal ultrapassou a marca de 100 pessoas infectadas com a varíola dos macacos, informou a Direção-Geral da Saúde do país (DGS) nesta terça-feira (31).
Sputnik

"A DGS confirma mais quatro casos de infecção humana pelo vírus da varíola dos macacos em Portugal, com um total de 100 casos até o momento", diz o comunicado.

A nota indica que a maioria dos infectados "foram notificados, até esta data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há casos nas regiões norte e do Algarve".

"Todas as infecções confirmadas ocorrem em homens com idades entre 20 e 61 anos, e a maioria tem menos de 40 anos", destaca o texto.

Representação abstrata do vírus causador da varíola dos macacos (imagem de referência). Foto de arquivo
Segundo a DGS, todos os pacientes estão "em acompanhamento clínico e estão estáveis".

"A informação recolhida através de inquéritos epidemiológicos está sendo analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional", ressaltou o órgão, acrescentando que "continua a acompanhar a situação em nível nacional", em conjunto com as instituições europeias.

O Brasil tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos, um no Ceará e outro em Santa Catarina, conforme informou o Ministério da Saúde do país na segunda-feira (30).
De acordo com a pasta, os pacientes "seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde".
Multimídia
Varíola dos macacos: sintomas, letalidade e transmissão
Comentar