Panorama internacional

Sérvia fecha novo contrato de gás com a Rússia

Presidente sérvio, Aleksandar Vucic disse neste domingo (29) que concordou com um novo contrato de gás de três anos com Moscou.
Sputnik
Durante conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, Aleksandar Vucic acertou a assinatura do contrato de gás, e discutiu as perspectivas para a expansão das instalações de armazenamento de gás na Sérvia.
"O preço do gás será vinculado ao preço do petróleo", explicou ele, acrescentando que estes ainda precisam ser resolvidos com a gigante estatal russa de gás, a Gazprom.
"Não posso falar sobre o preço agora, todos os detalhes serão acordados com a Gazprom", disse Vucic a repórteres, segundo informações do portal RT.
Panorama internacional
Presidente Vucic se reelege na Sérvia e garante manter 'parceria e relações amistosas' com Rússia
O presidente da Sérvia, no entanto, disse que este acordo por metros cúbicos de gás tem "convincentemente o melhor preço da Europa".
"Os dois líderes tiveram uma discussão aprofundada sobre a agenda bilateral, incluindo medidas para expandir o comércio mutuamente benéfico e a cooperação econômica, ao mesmo tempo em que chegaram a um acordo, em particular, sobre o fornecimento contínuo de gás natural à Sérvia pela Rússia", disse o serviço de imprensa do Kremlin em um comunicado.
A Sérvia desfruta de fortes laços políticos e econômicos com a Rússia há anos, mas a relação entre as duas nações foi posta à prova em meio ao conflito em andamento entre Moscou e Kiev, que eclodiu no final de fevereiro.
Apesar de enfrentar uma pressão crescente da União Europeia, Belgrado se recusou a aderir às sanções contra a economia russa e mantém laços com Moscou.
Comentar