Ciência e sociedade

Cientistas descobrem nova galáxia ultradifusa próxima da Via Láctea (FOTOS)

Astrônomos da Universidade do Arizona, EUA e de outros centros de pesquisa informaram sobre a descoberta de uma nova galáxia anã ultradifusa.
Sputnik
A galáxia recém-descoberta, designada Tucana B, é o primeiro objeto isolado deste tipo identificado na periferia extrema do Grupo Local.
Em astronomia, Grupo Local é um grupo de mais de 20 galáxias ao qual pertence a Via Láctea. A descoberta é relatada em um artigo publicado no portal arXiv.
As chamadas galáxias ultradifusas (UFD) são as galáxias menos luminosas, dominadas por matéria escura e menos quimicamente evoluídas conhecidas até agora. Portanto, elas são consideradas pelos astrônomos os melhores candidatos "fósseis" do período inicial do Universo.
A equipe de pesquisadores liderada por David J. Sand descobriu a nova UFD durante uma busca visual por companheiras anãs difusas da distante galáxia esferoidal Tucana. Para isso, os astrônomos analisaram os dados do instrumento espectroscópico de energia escura (DESI).
Tucana B: uma galáxia anã ultradifusa, isolada e extinta
Eles estudaram uma área com um raio de 100 kiloparsecs ao redor da galáxia, na esperança de detectar uma densidade excessiva de estrelas com luz dispersa, o que por sua vez indicaria a presença de uma galáxia ultradifusa.
De acordo com os resultados do estudo, a distância da Terra até Tucana B é de aproximadamente 4,5 milhões de anos-luz, avança portal Phys.org.
Destaca-se que a luminosidade de Tucana B e a aparente ausência de formação estelar, bem como a presença de gás neutro a tornam única entre outras galáxias similares recentemente descobertas a uma distância relativamente curta da Via Láctea.
Além disso, o isolamento extremo de Tucana B pode indicar que sua formação foi extinta por algum processo interno, em vez de interação com um halo de galáxia maior.
Comentar