Panorama internacional

União Europeia diz estar preocupada com apreensão de petroleiros gregos pelo Irã

Na sexta-feira (27) o Irã comunicou ter apreendido dois navios da Grécia em resposta à apreensão de um navio que carregava petróleo iraniano, o que levou a protestos de Bruxelas e Atenas.
Sputnik
A União Europeia (UE) está preocupada com a detenção de dois petroleiros gregos pelas Forças Armadas do Irã e está discutindo a questão com as autoridades em Teerã, segundo Peter Sano, porta-voz do Serviço Europeu de Relações Exteriores.
"Levantamos imediatamente a questão, expressamos nossas sérias preocupações às autoridades iranianas e instamos a que a situação fosse esclarecida e resolvida o mais rápido possível, para alcançar a desescalada", disse Stano em uma declaração de domingo (29).
Na sexta-feira (27) Teerã anunciou que os militares iranianos apreenderam dois navios de bandeira grega no golfo Pérsico. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) sublinhou que isso aconteceu em resposta à apreensão pelas autoridades gregas há várias semanas de um petroleiro russo que carregava petróleo iraniano, com o hidrocarboneto entregue às autoridades dos EUA nesta semana.
Panorama internacional
Irã responde com apreensão de 2 petroleiros gregos ao confisco de petróleo iraniano na Grécia
A Grécia expressou um protesto contra o confisco de seus petroleiros, com Atenas considerando a detenção "equivalente à pirataria", condenando o ato e exigindo a liberação imediata dos navios e de suas tripulações.
A UE acrescentou que está em contato com as autoridades gregas sobre a questão.
Comentar