Míssil balístico Sarmat é ímpar e sua modernização depende apenas da Rússia, diz comandante

O sistema russo de mísseis estratégicos Sarmat atualmente não tem análogos no mundo, e sua manutenção e modificação estão em nossas mãos, disse o general Sergei Karakaev, comandante da Força Estratégica de Mísseis da Rússia.
Sputnik
"Em primeiro lugar, hoje devemos falar sobre o sistema Sarmat como um sistema único, que atualmente não tem análogos no mundo. Em segundo – este sistema é desenvolvido pelo complexo militar-industrial da Rússia, que atualmente não depende de nada, e no futuro a operação, manutenção e modificação [do Sarmat] estão apenas em nossas mãos. Para ele proteger as fronteiras da nossa Pátria", afirmou Karakaev ao canal de TV russo Zvezda.
O primeiro lançamento do míssil balístico intercontinental Sarmat, no âmbito do programa de testes estatais, foi realizado a partir de um silo no local de lançamentos de Plesetsk em 20 de abril de 2022.
Depois do teste, o Ministério da Defesa russo observou que foram confirmadas as características estimadas em todas as fases do voo, as ogivas de treinamento chegaram à área designada no local de testes Kura, na península de Kamchatka.
O chefe da agência espacial estatal russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, chamou o lançamento bem-sucedido de um "presente à OTAN".
Panorama internacional
Rússia lança com sucesso míssil balístico intercontinental Sarmat (VÍDEO)
Anteriormente a entidade militar russa acrescentou que "o novo míssil é capaz de atingir alvos a grandes distâncias usando diversas trajetórias de voo" e "tem caraterísticas únicas que lhe permitem superar garantidamente qualquer sistema de defesa antimíssil existente ou em desenvolvimento".
A Rússia testará o Sarmat ao longo deste ano e os militares começarão a receber os mísseis no outono (primavera no Hemisfério Sul) de 2022.
Comentar