Panorama internacional

EUA apreendem carga de petróleo do Irã contido em navio operado pela Rússia, diz Reuters

Não ficou claro se a carga foi apreendida porque era petróleo iraniano ou devido às sanções ao petroleiro por sua conexão com a Rússia, uma vez que Teerã e Moscou enfrentam sanções norte-americanas separadamente.
Sputnik
Os Estados Unidos confiscaram uma carga de petróleo iraniana mantida em um navio operado pela Rússia perto da Grécia e enviarão a carga para a bordo de outro navio, segundo a Reuters. Uma fonte do Ministério de Navegação da Grécia disse que o Departamento de Justiça norte-americano informou a Atenas "que a carga do navio é petróleo iraniano".

"A carga foi transferida para outro navio que foi contratado pelos EUA", disse uma fonte citada pela mídia.

Segundo a agência, o navio de bandeira iraniana, de nome Pegas, estava entre os cinco navios designados por Washington, em 22 de fevereiro, para sanções contra o Promsvyazbank, um banco importante para o setor de Defesa da Rússia.
O proprietário russo do navio, Transmorflot, foi posteriormente designado em 8 de maio. Desde então o navio-tanque – renomeado Lana em 1º de março e com bandeira iraniana desde 1º de maio – permaneceu próximo às águas gregas.
Panorama internacional
Irã diz que suas exportações de petróleo crescem apesar das sanções e apreensões de navios pelos EUA
O confisco foi confirmado por uma fonte ocidental familiarizada com o assunto citada pela mídia, que disse que a carga foi transferida para o navio-tanque Ice Energy, com bandeira da Libéria, operado pela empresa de navegação grega Dynacom.
Uma fonte da empresa confirmou que uma "transferência do petróleo estava em andamento do navio para a Ice Energy da Dynacom, que então navegará para os Estados Unidos".
Na quarta-feira (25), Washington impôs sanções ao que descreveu como "uma rede de contrabando de petróleo e lavagem de dinheiro" apoiada pela Rússia para Força Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), mesmo enquanto o país norte-americano tenta reviver um acordo nuclear com o Irã.
Comentar