Panorama internacional

Região de Zaporozhie quer se tornar parte da Rússia após expulsão total de nacionalistas ucranianos

A região de Zaporozhie, após a libertação total dos nacionalistas ucranianos, estabelecerá um caminho para se tornar parte da Rússia, disse à Sputnik Vladimir Rogov, membro do principal conselho da administração militar-civil da região, nesta terça-feira (24).
Sputnik

"Só pode haver um futuro para Zaporozhie — ser parte da Rússia, se tornar uma entidade constituinte de pleno direito da Federação da Rússia. Não precisamos de zonas cinzentas, não precisamos da República Popular de Zaporozhie. Queremos fazer parte da Rússia, como sempre fomos por centenas de anos", declarou.

Panorama internacional
MD da Rússia: mísseis de precisão destroem armazém de munições ucraniano em fábrica de Kramatorsk
Hoje (24), uma zona dupla de moeda foi introduzida na parte da região de Zaporozhie sob controle do Exército da Rússia. Os pagamentos podem ser feitos tanto em dinheiro ucraniano quanto em rublos.

"Sempre fomos uma parte avançada do Império Russo. A população de Zaporozhie tem uma mentalidade absolutamente russa, por isso levará alguns meses para se adaptar totalmente. Mais e mais pessoas estão ativamente a favor da reaproximação com a Rússia", acrescentou.

Militares russos, durante a operação especial para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, assumiram o controle da região de Kherson, no sul do país, e parte da região de Zaporozhie.
Administrações civis-militares foram formadas nas regiões, a transmissão de canais de TV e estações de rádio russas também começou e os laços comerciais com a Crimeia estão sendo restaurados.
Panorama internacional
Rússia abate 2 mísseis Tochka-U e elimina 500 militares ucranianos
Comentar