Panorama internacional

EUA usam aliados da OTAN para fornecer mísseis antinavio Harpoon à Ucrânia

A Dinamarca fornecerá uma quantidade desconhecida de mísseis e lançadores antinavio Harpoon à Ucrânia, anunciou o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.
Sputnik
Anteriormente, já haviam sido divulgados rumores e planos dos EUA de enviar mísseis antinavio a Kiev, que permitem atingir a Frota russa do Mar Negro, mas na ocasião, como é típico dos norte-americanos, estes negaram os planos divulgados pelo governo ucraniano, afirmando que não havia qualquer intenção de enviar essas armas.
Contrariando estas declarações, e dando mais uma mostra da hipocrisia americana, o secretário de Defesa dos EUA anunciou na segunda-feira (23) que a Dinamarca enviaria estes mísseis a Kiev, ou seja, o governo Biden manda "seus capangas" fazerem o serviço, para manter a aparência de "mocinho do Velho Oeste".
Panorama internacional
'Destruidor da paz mundial': Biden é recebido sob protestos na Coreia do Sul, diz mídia
Oficialmente, os americanos afirmaram que os mísseis serão enviados para ajudar a "defender a linha costeira ucraniana".
Os 47 países dispostos a fornecer armas a Kiev fizeram uma reunião "altamente construtiva" e chegaram a uma "posição comum" sobre as necessidades da Ucrânia.
Além dos mísseis que serão enviados pela Dinamarca, os ucranianos ainda receberão helicópteros de ataque, tanques e sistemas lançadores de foguetes da República Tcheca.
Comentar