Ciência e sociedade

Origem das tempestades de poeira de Marte é descoberta

De acordo com um estudo publicado na revista PNAS, as diferenças de temperatura geradas pela luz solar são a provável causa das tempestades de poeira de Marte.
Sputnik
Durante o estudo, os pesquisadores combinaram observações de diferentes fontes, observando quanto calor recebe e emite Marte em várias estações do ano.
No decorrer das observações, os especialistas descobriram que estas diferenças são mais notáveis que na Terra: em nosso planeta elas são de 0,4%, mas em Marte chegam a 15,3%.
Ciência e sociedade
Água persistiu mais tempo em Marte do que pensávamos, diz estudo
Além disso, a amplitude térmica diária, ou seja, a diferença entre o calor emitido durante o dia e a noite, também são maiores que na Terra.
Conforme os especialistas, isso possivelmente ocorre devido à falta de oceanos líquidos e de uma grande atmosfera, uma vez que estes podem ajudar a transportar a energia e a reduzir as diferenças de temperatura e energia emitida entre o dia e a noite.

"Uma das descobertas mais interessantes é que o excesso de energia poderia ser um dos mecanismos geradores das tempestades de poeira em Marte", cita um comunicado da Associação das Universidades para os Estados Espaciais.

Estes dados podem fornecer novos conhecimentos sobre a geração das tormentas de poeira no Planeta Vermelho, concluíram os especialistas.
Comentar