Panorama internacional

Organização do Tratado da Segurança Coletiva tem 'força suficiente' para ameaça de expansão da OTAN

A Organização do Tratado da Segurança Coletiva (CTSO, na sigla em inglês) tem capacidade suficiente para responder a qualquer ameaça potencial vinda da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma vez que esta continua a se expandir para o leste, disse no domingo (22) o secretário-geral do bloco.
Sputnik

"Temos forças e meios suficientes para reagir a potenciais ameaças que devem surgir nesta situação", disse Stanislav Zas, de Belarus, ao canal Belarus 1, em um comentário sobre a expansão nórdica da OTAN.

Panorama internacional
Ministro da Finlândia diz que nenhuma ameaça do grupo curdo PKK à Turquia virá do solo de seu país
Ele acrescentou que uma eventual expansão da CSTO "não estava na agenda no momento".
A aliança militar dos Estados pós-soviéticos – Armênia, Belarus, Cazaquistão, Rússia e Tajiquistão – vê a adição da Finlândia e da Suécia à OTAN como uma fonte de tensão, alertou Zas.

"É claro que vemos essa expansão como um pré-requisito para a tensão e maior militarização na região. Não reforçará a segurança, inclusive nos países da OTAN", afirmou ele.

Panorama internacional
Por que Turquia se opõe à entrada de Finlândia e Suécia na OTAN e o que Rússia tem a ver com isso?
A Rússia iniciou uma operação militar especial, em 24 de fevereiro, com o objetivo de "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, após pedido de ajuda das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) para combater ataques de tropas ucranianas.
A missão, segundo o Ministério da Defesa russo, tem como alvo apenas a infraestrutura militar da Ucrânia.
Moscou afirmou em diversas ocasiões que não tem planos de ocupar o país.
Em resposta, os Estados Unidos e seus aliados impuseram sanções abrangentes à Rússia e forneceram ajuda bilionária em infraestrutura militar à Ucrânia.
Panorama internacional
Turquia insta Suécia a deixar de apoiar 'organizações terroristas'
Comentar