Panorama internacional

Reabastecedores dos EUA participarão de grande exercício israelense de ataque ao Irã

Colaboração envolvendo caças israelenses e reabastecedores norte-americanos é visto pela imprensa de Israel como uma mensagem ao Irã.
Sputnik
Os Estados Unidos participarão de um exercício de grande escala do Exército de Israel que simulará um ataque às instalações nucleares do Irã, informou o Times of Israel na noite desta terça-feira (17).
De acordo com a publicação, a Força Aérea dos EUA servirá como uma força complementar, com aviões de reabastecimento, enquanto caças israelenses simulam a entrada em território iraniano realizando ataques repetidos.
A colaboração aérea entre Israel e os EUA é descrita como sem precedentes, principalmente por simular um ataque às instalações nucleares iranianas.
Boeing 707 da Força Aérea Israelense demonstra abastecimento em voo de um caça F15. Foto de arquivo
A atividade é vista como uma mensagem ao Irã sobre o potencial de assistência dos EUA, para um possível ataque israelense real, em meio ao fracasso das negociações em Viena sobre o retorno ao acordo nuclear de 2015.
O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, deve se reunir com seu colega norte-americano, Lloyd Austin, na quinta-feira (19) no Pentágono, em Washington, onde são esperadas novas informações sobre a atividade militar.
No início do ano passado, o chefe do Estado-Maior das FDI (Forças de Defesa de Israel), Aviv Kohavi, anunciou que havia instruído os militares a começar a elaborar novos planos de ataque contra o Irã.
Caça F-35 da Força Aérea de Israel.
Além de ter que encontrar maneiras de atacar instalações iranianas que estão enterradas no subsolo, exigindo munições e táticas especializadas, as FDI terão que lidar com defesas aéreas iranianas cada vez mais sofisticadas para realizar tal ataque.
A publicação ressalta que Jerusalém também terá que se preparar para uma esperada retaliação contra Israel pelo Irã e seus aliados em toda a região.
Ainda hoje (17), mais cedo, Gantz alertou que o Irã está a apenas "algumas semanas" de acumular material físsil suficiente para uma bomba, e também está trabalhando para concluir a produção e instalação de 1.000 centrífugas avançadas para enriquecimento de urânio.
Panorama internacional
Defesa de Israel afirma que Irã está 'a poucas semanas de ter material físsil suficiente para bomba'
Comentar