Panorama internacional

Defesa de Israel afirma que Irã está 'a poucas semanas de ter material físsil suficiente para bomba'

Ministério da Defesa do Estado judeu também informou que Teerã está fazendo um esforço para concluir a produção e implantação de 1.000 centrífugas IR6 avançadas em suas instalações nucleares.
Sputnik
Durante uma conferência na Universidade Reichman, em Herzliya, o ministro da Defesa israelense, Benny Gantz, disse hoje (17) que o Irã está apenas a algumas semanas de acumular material físsil suficiente para uma bomba, segundo o The Times of Israel.
"O Irã continua acumulando conhecimento e experiência irreversíveis no desenvolvimento, pesquisa, produção e operação de centrífugas avançadas. […] Está a poucas semanas de acumular material cindível que será suficiente para uma primeira bomba, contém 60 quilos de material enriquecido a 60%, produz urânio metálico no nível de enriquecimento de 20% e impede a AIEA [Agência Internacional de Energia Atómica ou Atômica] de acessar suas instalações", afirmou o chefe da Defesa.
Bentz complementou as declarações sublinhando que "durante esses dias, o Irã está fazendo um esforço para concluir a produção e instalação de 1.000 centrífugas IR6 avançadas em suas instalações nucleares, incluindo uma nova instalação sendo construída em um local subterrâneo perto de Natanz".
De acordo com a mídia, no mês passado, o chefe da AIEA, Rafael Grossi, confirmou que o país persa havia montado uma nova oficina de peças para centrífugas na instalação nuclear mencionada.
Panorama internacional
Irã diz estar pronto para responder duramente às ameaças dos EUA e Israel
Com essas informações, a Defesa israelense acredita que "o preço para enfrentar o desafio iraniano em nível global ou regional é maior do que há um ano e menor do que será em um ano", disse Gantz.
Falando rapidamente sobre a operação russa na Ucrânia durante a conferência, o ministro afirmou que Israel estava no lugar certo "ética e estrategicamente", acrescentando que apoia a transferência de equipamentos defensivos adicionais para Kiev.
Comentar