Notícias do Brasil

Biogás ganha protagonismo no setor de energia do Brasil através de investimentos e novas regulações

Segundo associações de gás brasileiras, 25 novas usinas têm orçamento de mais de R$ 55 bilhões para, até 2030, ofertar 30 milhões de m3/dia do combustível. O biogás também é uma alternativa para volatilidade do preço do óleo diesel.
Sputnik
Em meio a tantas mudanças no setor global de energia, tanto pela situação geopolítica atual quanto pela busca por alternativas, o biogás começa a ter relevância na área seja pela própria geração de energia ou de combustível.
No Brasil, o biocombustível também inicia seu protagonismo e começa a dar passos importantes, como a parceria formada entre a Associação Brasileira de Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).
De acordo com o jornal Valor Econômico, as duas entidades formaram um grupo de trabalho para desenvolver ações que impulsionem a injeção de biometano (biogás com altos níveis de pureza) na rede das distribuidoras.
Segundo a gerente executiva da ABiogás, Tamar Roitman citada pela mídia, 25 novas usinas já anunciadas têm investimentos da ordem de R$ 60 bilhões até 2030 para ofertar 30 milhões de m3/dia.
Notícias do Brasil
Brasil deveria apostar em cooperação latino-americana em energias renováveis, diz especialista
Ao mesmo tempo, dados do CIBiogás, um centro de referência do biocombustível, mostram crescimento exponencial da fonte nos últimos cinco anos: em 2017 eram 271 usinas, que passaram para 755 em 2021, com oferta de 2,3 bilhões de m3 de biogás.
Outras ações que tem contribuído para o destaque do combustível no país são mudanças na regulação. Por exemplo, o marco regulatório da micro e minigeração distribuída, em vigor desde 2012 e atualizado em 2021, viabilizando geradoras a biogás, que recebem créditos ao injetar eletricidade na rede das distribuidoras.
Ao mesmo tempo, a Raizen, empresa de energia brasileira, anunciou recentemente a construção da segunda unidade de biogás – a primeira dedicada ao biometano – a partir da vinhaça e da torta de filtro, resíduos da produção de etanol, relata o jornal.
Notícias do Brasil
Negócios sustentáveis: como estão os investimentos em biocombustíveis no Brasil?
Localizada em Piracicaba (SP) a unidade terá capacidade de produzir 26 milhões de m3 por ano, o suficiente para atender a 200 mil residências. A produção da Raizen já foi vendida para Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen, ambos em contratos de longo prazo.
De acordo com Roitman da ABiogás e Marcelo Mendonça, diretor de Estratégia e Mercado da Abegás citados pela mídia, a injeção de biometano também visa atrair um outro segmento, o de transporte pesado, hoje impactado pela volatilidade do preço do óleo diesel.
"Com mais infraestrutura para distribuição, certamente vai ampliar o interesse, é uma expectativa crescente dos dois lados [produtor e distribuidor]", completa Roitman.
As três principais fontes de produção do biogás são resíduos e dejetos da agropecuária, da indústria (produtora de restos orgânicos) e do saneamento, com os aterros sanitários e esgoto. Destes, a agropecuária responde pela maior parte do fornecimento.
Usina no aterro sanitário Bandeirantes, em Perus para exploração de resíduos do aterro sanitário Bandeirantes (foto de arquivo)
A busca pelo biogás também chega em um momento em que muitas empresas procuram reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Comentar