Panorama internacional

Armas ocidentais na Ucrânia podem ser contrabandeadas para grupos terroristas, alertam especialistas

Armas fornecidas à Ucrânia por países ocidentais podem acabar nas mãos de terroristas ou levar ao surgimento de novas organizações terroristas, disseram especialistas em segurança iraquianos à Sputnik.
Sputnik

"As armas americanas atualmente fornecidas à Ucrânia provavelmente serão contrabandeadas para extremistas, seja na Ucrânia ou fora, ou para grupos terroristas, incluindo o EI [Estado Islâmico-Khorasan, EI-K, organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países], a fim de armá-los ou criar novas organizações com outros nomes", disse Akila al-Taya, especialista em segurança, à Sputnik.

Como exemplo, al-Taya citou os eventos de 2014, quando o EI-K, que havia ocupado cidades no norte e no oeste do Iraque, tomou posse de grandes quantidades de equipamentos militares americanos e armas deixadas em bases militares.
Segundo outro especialista militar iraquiano, Jalil Khalaf, as armas que os Estados Unidos estão fornecendo à Ucrânia representam um perigo para "o mundo inteiro".
"A América enviou muitas armas e voluntários chamados neonazistas para a Ucrânia. Isso é um grande perigo não apenas para esses países, mas também para o mundo inteiro, porque ninguém descarta que essas armas possam ir para extremistas ou mesmo para o EI-K", disse Khalaf.
Panorama internacional
Crise na Ucrânia pode levar a guerra nuclear entre EUA e Rússia? Especialistas debatem
Neste sábado (14), o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, afirmou que a situação na Ucrânia é "alarmante", com os Estados Unidos se aprofundando no conflito ao fornecer armas cada vez mais poderosas a Kiev.

"Os EUA estão sendo atraídos cada vez mais para um conflito com as consequências mais imprevisíveis para as duas potências nucleares", disse Antonov ao programa Soloviev Live.

Panorama internacional
Finlândia quer manter a paz na fronteira com a Rússia, diz chanceler do país
Comentar