Panorama internacional

EUA estão organizando Cúpula das Américas 'limitada e exclusiva', denuncia Cuba

Altos responsáveis de Cuba, mas também da Argentina, Bolívia, Honduras e do México têm contestado a exclusão de Havana da Cúpula das Américas.
Sputnik
Os EUA preparam uma Cúpula das Américas "limitada e exclusiva", afirmou na sexta-feira (13) Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores de Cuba.
O governo dos Estados Unidos, submetido a pressões de setores radicais, convoca uma cúpula limitada e exclusiva em Los Angeles. Exclui Cuba de discussões sobre temas que, como o migratório, ocupam um lugar importante nas relações bilaterais e regionais.
Em 25 de abril, Rodríguez chamou de "grave retrocesso" a tentativa dos EUA de excluírem Cuba, Nicarágua e a Venezuela da Cúpula das Américas por questões políticas.
Em 29 de abril, Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, falou por telefone com Joe Biden, seu homólogo dos EUA, instando-o a não excluir nenhum país do encontro. Na terça-feira (10) Obrador prometeu não participar da cúpula a não ser que todos os países das Américas participassem e que, se isso não fosse cumprido, seu lugar seria tomado por Marcelo Ebrard, chanceler mexicano.
Alberto Fernández, Luis Arce e Xiomara Castro, presidentes da Argentina, Bolívia e Honduras, respetivamente, também se expressaram a favor de incluir todos os países na Cúpula das Américas.
A Cúpula das Américas é realizada desde 1994, com a participação de todos os países da região, para discutir temas de importância local, e a nona edição será realizada em Los Angeles, Califórnia, EUA.
Comentar