Ciência e sociedade

Sonda Curiosity da NASA encontra estrutura que parece ser uma 'porta' em Marte (FOTO)

Uma das imagens mais recentes transmitidas pelo rover Curiosity em Marte revelou uma misteriosa estrutura nas rochas do Planeta Vermelho.
Sputnik
A imagem de uma porta assustadoramente convincente em Marte, registrada pela sonda exploradora da NASA Curiosity, foi divulgada na Science Alert nesta quinta-feira (12).
Não bastasse a abertura parecer uma porta legítima, a sonda identificou vibrações vindas do centro do planeta como se fosse um corredor ou um túnel usado para a "travessia do povo marciano".
O que poderia ser apenas uma fonte de inspiração para séries e filmes de ficção científica, deve ser, na verdade, apenas o resultado de uma tensão na rocha que tivesse quebrado parte dela, com uma ou outra atividade sísmica forçando seu desabamento.
De fato, o maior tremor registrado no Planeta Vermelho até agora aconteceu em 4 de maio deste ano, e os cientistas ainda estão trabalhando para identificar exatamente onde aconteceu e o que o causou.
Imagem colorida da formação rochosa em forma de porta no planeta Marte
Além disso, a referida "porta marciana" pode ter apenas alguns centímetros de altura. Os pesquisadores por trás da exploração ainda trabalham na análise das imagens para verificar suas medidas.
A imagem foi tirada em uma formação geológica, conhecida como Greenheugh Pediment, pela Mast Camera a bordo da Curiosity, em 7 de maio de 2022.
Nos últimos anos, as sondas e orbitadores que exploram Marte já nos revelaram crateras cheias de gelo, estranhas formações rochosas, cavidades e montanhas, todas impressionantes. A "porta" é apenas mais uma dentre tantas e faz lembrar o misterioso "cubo lunar" identificado pelo rover chinês Yutu 2.
Comentar