Panorama internacional

Rússia deve colher maior safra de trigo de todos os tempos, diz Putin

A produção de trigo da Rússia neste ano deve totalizar 87 milhões de toneladas, informou o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (12).
Sputnik
A Rússia espera uma supersafra de grãos neste ano, incluindo uma colheita recorde de trigo, disse o presidente russo citando dados preliminares.
"Espera-se uma boa colheita neste ano. De acordo com especialistas [Putin lembrou que as estimativas são preliminares], a colheita de grãos pode chegar a 130 milhões de toneladas, incluindo 87 milhões de toneladas de trigo", informou.
Para Vladimir Putin, a colheita pode "se tornar um recorde em toda a história da Rússia". Segundo informações da RT, o país deverá manter sua liderança no mercado mundial de trigo pelos próximos anos.
Vladimir Putin dirige colheitadeira em campo de milho enquanto visita fazenda perto de Stavropol, a cerca de 1.200 km ao sul de Moscou, 25 de outubro de 2011. Foto de arquivo
O presidente ressaltou o resultado dizendo que ele "permitirá não apenas atender com margem às necessidades domésticas, mas também aumentar a oferta ao mercado global para nossos parceiros, o que é muito importante para os mercados mundiais de alimentos".
Putin acrescentou que vários países estão enfrentando a ameaça da fome, apontando que a culpa por isso recai inteiramente sobre "as elites ocidentais".
A maior colheita de grãos da Rússia foi registrada em 2017, chegando a 135,5 milhões de toneladas, incluindo 86 milhões de toneladas de trigo.
Panorama internacional
Sanções contra a Rússia provocam em grande parte a crise econômica mundial, diz Putin
Comentar