Notícias do Brasil

Novo ministro de Minas e Energia entrega pedido para estudo sobre privatização da Petrobras

Pedido inclui estatal do pré-sal e é feito em meio a críticas ao governo devido aos fortes aumentos nos preços dos combustíveis promovidos pela Petrobras.
Sputnik
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, entregou nesta quinta-feira (12) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, um pedido para que sejam feitos estudos tendo em vista a privatização da Petrobras e da PPSA, a estatal do pré-sal.
De acordo com informações do G1, trata-se do primeiro ato de Sachsida após assumir o ministério no lugar do almirante Bento Albuquerque.
"Aqui está o meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia. A solicitação formal para que se iniciem os estudos que visam o começo do processo de desestatização da PPSA e da Petrobras. Espero que no período mais rápido de tempo possível nós tenhamos essa resolução pronta", afirmou Sachsida, ao lado de Guedes, na portaria do Ministério da Economia.
Notícias do Brasil
Com saída de Bento Albuquerque, Petrobras teme articulação para política de controle de preços
Guedes respondeu que encaminhará o pedido ainda nesta quinta-feira (12) para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
"Isso deve ser feito hoje mesmo, e nós vamos dar sequência aos estudos para a PPSA e, depois, então, o caso da Petrobras", disse o ministro da Economia.
O PPI é responsável por gerir os projetos de privatização e concessão do governo. Ele é formado por diversos ministros e presidentes de bancos públicos e presidido por Guedes.
As decisões sobre privatização são feitas no âmbito do PPI, que, primeiro, estuda se é necessária e viável a privatização. Em geral, uma privatização leva até dois anos para sair do papel.
Comentar