Alemanha confunde Ucrânia na questão das entregas de sistemas antiaéreos Gepard, diz mídia

Berlim atrasa as entregas à Ucrânia das viaturas Gepard e ainda não prestou a Kiev uma informação correta quanto ao assunto, relata a revista Welt citando fontes na capital ucraniana.
Sputnik

"Até agora a ministra da Defesa, Christine Lambrecht, não informou o governo ucraniano de que Kiev terá que encomendar diretamente os sistemas antiaéreos Gepard à empresa de armamento Krauss-Maffei Wegmann [...] Em vez disso, a Ucrânia foi informada que ela receberá tanques diretamente do governo federal", escreve o veículo.

A revista acentua que essas promessas contrariam completamente os comentários de Christine Lambrecht para a opinião pública alemã, já que no dia seguinte ao anúncio das entregas dos Gepard a ministra afirmou que o negócio seria efetuado por meio de contrato entre a Ucrânia e a empresa Krauss-Maffei Wegmann, enquanto o governo apenas dará sua permissão.
Panorama internacional
Kiev insta EUA a fornecer armas pesadas até as forças ucranianas poderem atacar Donbass e Crimeia
A incerteza do procedimento levou a que o prazo real das entregas dos Gepard a Kiev permanece desconhecido.
"No dia 6 de maio, o Ministério da Defesa 'não sabe quando os sistemas antiaéreos Gepard serão entregues à Ucrânia'", respondeu a pasta à solicitação da deputada Serap Guler, citada no artigo.
A ministra alemã revelou os planos de fornecer a Kiev os sistemas Gepard já em 26 de abril, mas, conforme escrevem mídias alemãs, o processo não começou. Além disso, até agora o pedido da companhia Rheinmetall para fornecer 100 veículos de combate Marder e 88 tanques Leopard ainda não recebeu a aprovação formal do governo.
Comentar