Panorama internacional

Motor hipersônico alimentado por explosões é testado com sucesso pela China

Especialistas chineses testaram um motor desenvolvido para voos hipersônicos e alimentado por explosões, segundo o jornal South China Morning Post.
Sputnik
De acordo com os especialistas, o motor é alimentado por explosões de combustível de hidrocarboneto, de baixo custo, e realizou uma operação estável durante um teste de voo hipersônico simulado.
As miniexplosãos ocorrem na parte estreita do motor, entre dois cilindros de metal cheios de vapor de etileno ou querosene.
Posteriormente, as ondas de choque causadas pelas explosões produzem um impulso poderoso ao saírem do motor.
O combustível de hidrocarboneto é mais barato e seguro para ser manuseado, contudo seu vapor é mais difícil de produzir e de inflamar.
Panorama internacional
Comércio entre Rússia e China sobe 25,9% nos primeiros 4 meses de 2022
Durante o teste, o motor foi acionado em um experimento de solo simulando um voo a baixa altitude a uma velocidade de Mach 5, onde as ondas de choque produziram rotações rápidas e provocaram mais explosões.
Após o teste, os especialistas afirmaram que o motor precisa de muito ar fresco para uma combustão normal que manterá a operação estável.
A China já desenvolveu diversos tipos de armas hipersônicas capazes de penetrar nas defesas inimigas. Agora, as autoridades chinesas buscam criar um avião hipersônico operacional até 2035 que seja capaz de transportar passageiros para qualquer ponto do planeta em uma ou duas horas.
Comentar