Panorama internacional

Para Macron, Xi Jinping faz crítica velada aos EUA e insta Europa a 'assumir responsabilidade'

A insistência do presidente da China para que a Europa assuma a responsabilidade por sua segurança foi vista pela imprensa chinesa como um golpe velado nos EUA. Comentários semelhantes também foram feitos ao chanceler alemão.
Sputnik
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente chinês, Xi Jinping, discutiram a Ucrânia e os riscos de uma crise alimentar global causada pelo conflito com a Rússia em uma conversa telefônica nesta terça-feira (10).
Pela segunda vez em dois dias, Xi pediu aos europeus que tomem suas questões de segurança "pelas próprias mãos".
O líder chinês aprofundou sua insistência em que os europeus devem assumir a responsabilidade por sua segurança, fala que foi interpretada pelo South China Morning Post como um golpe velado nos Estados Unidos e na influência norte-americana na Europa.
Panorama internacional
China investe mais em infraestruturas na África Subsaariana que EUA, Alemanha, Japão e França juntos
De acordo com um comunicado do governo chinês, o país "tem promovido negociações de paz à sua maneira e apoia os países europeus a tomar a segurança europeia em suas próprias mãos".

"Devemos estar particularmente vigilantes contra a formação de um confronto de grupo, que representará uma ameaça maior e mais duradoura à segurança e estabilidade globais", disse o presidente da China.

Comentários semelhantes foram feitos também em uma videoconferência com o chanceler alemão, Olaf Scholz, na segunda-feira (9).
No esteio desse posicionamento, o principal funcionário de Pequim para a Europa, Wang Lutong, publicou em suas redes sociais no último fim de semana que "com o conflito na Ucrânia acontecendo em solo europeu, a Europa é a primeira e a mais prejudicada. Os EUA, no entanto, estão arrecadando bilhões com o aumento do comércio de armas e vendas de petróleo e gás".
Durante a conversa com Emmanuel Macron, os líderes concordaram ainda com a necessidade de um cessar-fogo rápido na Ucrânia, principalmente em função da crise global nas cadeias de produção, com impactos inflacionários no mundo inteiro.
Panorama internacional
Alta dos preços dos alimentos bate recorde nos EUA após sanções contra Rússia, diz mídia
Comentar