Panorama internacional

Japão afirma que 2 navios chineses entraram em águas territoriais perto de ilhas disputadas

Dois navios chineses entraram nas águas territoriais do Japão perto das ilhas Senkaku (como são conhecidas no Japão) ou Diaoyu (nome usado na China), um arquipélago disputado no mar da China Oriental, informou mídia japonesa nesta segunda-feira (9).
Sputnik
De acordo com a emissora NHK, citando oficiais da Guarda Costeira do Japão, os navios chineses entraram nas águas da ilha Minami Kojima aproximadamente às 7h00, horário local, passando a cerca de 13 milhas a sudeste da ilha.
As autoridades japonesas enviaram barcos de patrulha para o local, a fim de garantir a segurança de um navio de pesca japonês que foi abordado pelos navios chineses, e também exortou as embarcações a deixarem as águas territoriais japonesas, aponta a notícia.
Segundo informações, este incidente é a sétima vez que a China viola as águas territoriais do Japão desde o início do ano. O caso anterior tinha sido registrado em 12 de abril.
Europa tem de aumentar esforços contra China, diz ministro do Japão
Japão e China reivindicam as ilhas Senkaku, com os japoneses insistindo em sua soberania sobre a região, em vigor desde 1895, enquanto a China se baseia em mapas japoneses de 1783 e 1785, que designam as ilhas como território chinês.
Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas Senkaku ficaram sob o controle dos EUA e, posteriormente, em 1972, foram entregues ao Japão.
Comentar