Ciência e sociedade

IMAGENS mostram 'impressões digitais' sobre superfície de Marte

Novas imagens mostram fossas semelhantes a "impressões digitais" sobre a superfície de Marte, que, na verdade, trata-se de uma rede de ranhuras.
Sputnik
As imagens revelaram uma rede de longas ranhuras que podem alcançar 10 quilômetros de comprimento e 350 metros de profundidade.
De acordo com o comunicado da ESA, as marcas parecem ter sido "raspadas com as unhas", abrindo grandes fossas.
Algumas belas imagens fornecidas pelo Orbitador Expresso de Marte da ESA, que avistou algumas linhas em forma de impressão através da superfície marciana e duas crateras, cada uma indicando um momento diferente de seu desenvolvimento, vistas de um sistema padrão conhecido como Tantalus Fossae.
Estas marcas são conhecidas como Fossas de Tantalus, que apresentam uma rede de ranhuras que podem atingir 10 quilômetros de comprimento e 350 metros de profundidade, estendendo-se por aproximadamente 1.000 quilômetros pelo lado leste de um vulcão sob o relevo, chamado Alba Mons.
Segundo os especialistas, as fossas teriam surgido em decorrência da cúpula do vulcão marciano, que, ao se elevar, criou um vácuo no terreno, deformando e rompendo o terreno.
Comentar