Panorama internacional

Taiwan diz que não pode comprar novos helicópteros antissubmarinos dos EUA por seu custo elevado

Taipé, que tinha como planejamento adquirir mais de dez helicópteros antissubmarinos MH-60R dos EUA, percebeu que seu orçamento não alcançava o valor das aeronaves.
Sputnik
Nesta quinta-feira (5), Taiwan sinalizou que abandonou seu plano de comprar 12 helicópteros antissubmarinos MH-60R dos Estados Unidos por conta do alto custo para aquisição dos mesmos, segundo a Reuters.
Questionado no Parlamento sobre as recentes mudanças nas compras de novas armas norte-americanas por Taipé, o ministro da Defesa, Chiu Kuo-cheng, mencionou primeiro o caso do helicóptero.
"O preço é muito alto, além do alcance da capacidade do nosso país", disse.
Duas outras compras de armas também foram adiadas: os sistemas de artilharia M109A6 de obuseiros autopropulsados ​​médios e mísseis antiaéreos Stinger móveis, eegundo a mídia.
Panorama internacional
Taiwan procura novas opções de armas após ser 'abandonada' pelos EUA
Chiu disse que a ilha já havia assinado o contrato para os Stingers e pago por eles, e que pressionariam os Estados Unidos para entregá-los.

"Não vemos a venda de armas como um assunto insignificante e temos planos de apoio", acrescentou sem dar mais detalhes.

Taiwan, reivindicada pela China como seu próprio território, está realizando um programa de modernização militar para melhorar sua capacidade de se defender de um ataque chinês, inclusive com armas de precisão como mísseis.
Comentar