Panorama internacional

Pressão dos EUA não funcionará e economia russa mostra estabilidade, diz embaixada da Rússia

Na quarta-feira (4), a embaixada russa nos Estados Unidos emitiu uma declaração em que afirma que a pressão de Washington não atingirá seus objetivos e que o fortalecimento do rublo mostra a estabilidade do sistema financeiro e da economia da Rússia.
Sputnik
No comunicado publicado em suas redes sociais, a embaixada pede que os norte-americanos abandonem o que chamaram de "rumo contraproducente".
"Medidas de pressão não atingirão seus objetivos. O contínuo fortalecimento do rublo mostra a estabilidade do setor financeiro e da economia da Federação da Rússia como um todo. Até especialistas de países ocidentais admitem isso", disse a representação diplomática.
Apesar do pico no início de março, quando um dólar chegou a valer 140 rublos, a moeda russa recuperou valores anteriores ao início da operação militar na Ucrânia. Atualmente, um dólar vale 66 rublos, o menor valor desde março de 2020, conforme dados do painel da XE.
A embaixada russa disse ainda que os EUA reconhecem que as sanções contra a Rússia no setor energético levam à instabilidade no mercado de hidrocarbonetos e ao aumento do preço dos combustíveis.
Cédulas de dólar e rublo.
Após o início da operação militar russa na Ucrânia, uma série de sanções econômicas foram impostas contra Moscou pelos EUA e seus principais parceiros. As sanções incluem indivíduos, como figuras proeminentes da sociedade russa, mas principalmente os setores energético e financeiro do país.
Para o presidente russo, Vladimir Putin, essa política de contingência e enfraquecimento da Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente e as sanções levaram a sérios impactos na economia mundial.
Comentar