Notícias do Brasil

Senado tenta contornar 'desconvite' do TSE à UE e produz texto para convidar Parlamento Europeu

Membros da Casa já começaram a preparar proposta – com aval do presidente do Senado Rodrigo Pacheco – para convocar o Parlamento Europeu em um novo convite depois do Tribunal retirar chamado feito à UE.
Sputnik
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desfazer o convite feito à União Europeia para acompanhar as eleições de 2022 no Brasil na manhã nesta terça-feira (3), o Senado entrou e ação e decidiu "reconvidar" membros do bloco europeu para virem ao pleito brasileiro, segundo a Folha de São Paulo.
O senador Renan Calheiros (MDB) relatou à mídia que um grupo de senadores formado também por Tasso Jereissati (PSDB), Randolfe Rodrigues (Rede), Simone Tebet (MDB), Marcelo Castro (MDB) e Eduardo Braga (MDB) decidiram chamar os observadores de outros Parlamentos do mundo para observarem as eleições.
Notícias do Brasil
Bolsonaro afirma que nas eleições deste ano os 'votos serão contados'
De acordo com Randolfe Rodrigues, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já deu aval à proposta. "Já estou preparando o convite", afirmou Randolfe.
O governo Bolsonaro demonstrou resistência à presença de observadores europeus nas eleições deste ano, com o Itamaraty publicando nota questionando e rejeitando o convite.
O TSE vem se mobilizado para dar a maior transparência possível ao processo eleitoral brasileiro como meio de se contrapor às tentativas do governo Bolsonaro de desacreditar as urnas eletrônicas, segundo a mídia.
Notícias do Brasil
Convite do TSE a observadores internacionais reflete ameaças às eleições no Brasil, dizem analistas
Comentar