Panorama internacional

Sistemas de defesa antiaérea entregues pela China à Sérvia disparam alerta na OTAN, revela mídia

Os sistemas de defesa aérea chineses HQ-22 foram exibidos pela primeira vez no dia 30 de abril, quando foram entregues à Sérvia.
Sputnik
De acordo com a revista norte-americana Military Watch, os novos sistemas de mísseis, de médio alcance, possuem altas capacidades e são compatíveis com o material soviético que o país possui, o que indica que a Sérvia está pronta para dissuadir a OTAN, o que preocupa seriamente a aliança.
Como lembra a revista, os sérvios foram ameaçados pelos EUA com sanções caso obtivessem equipamentos russos ou chineses, em mais um esforço americano contra seus concorrentes, contudo, foram ignorados pela Sérvia.
Ao mesmo tempo, os sérvios garantiram que os novos sistemas chineses não representam uma ameaça a outros países, mas sim um "poderoso instrumento" para combater possíveis inimigos.
Panorama internacional
China entrega lote de mísseis à Sérvia em meio à tensão na Europa, diz mídia
Vale destacar que a Sérvia, antiga Iugoslávia, foi bombardeada por 78 dias pela OTAN em 1999, quando, inclusive, a aliança usou urânio empobrecido altamente tóxico contra os civis.
Com isso, o presidente da Sérvia, Aleksandr Vucic, deixou claro que o país não será um "saco de pancadas" novamente e que reforçará as capacidades militares para conter qualquer ação agressiva contra o país.
Em 2020, responsáveis oficiais americanos alertaram a Sérvia contra a compra dos sistemas chineses HQ-22, também conhecidos como FK-3, declarando que, se o país estivesse comprometido com a União Europeia e alianças ocidentais, suas armas deveriam seguir os padrões do Ocidente.
Comentar