Panorama internacional

Índia condena resolução estadual nos EUA que apoia 'declaração da independência sikh'

O Consulado-Geral da Índia nos EUA e políticos indianos atacaram uma resolução da Assembleia Geral do estado norte-americano de Connecticut, que dizem dar apoio tácito à independência de um estado na Índia.
Sputnik
Nova Deli condenou no domingo (1º) uma resolução passada pela Legislatura Estadual de Connecticut, EUA, que reconheceu 29 de abril, sexta-feira, como "aniversário da declaração de Independência dos Sikhs".
A controversa resolução foi introduzida na Assembleia Estadual por um grupo de membros no Senado e na Câmara dos Representantes do Partido Democrata. Ambas as casas do Congresso estadual são controladas por democratas.
"Que seja do conhecimento de todos: a Assembleia Geral de Connecticut apresenta suas mais sinceras felicitações ao Parlamento Sikh Mundial em reconhecimento ao 36º aniversário da declaração da Independência dos Sikhs", declara a resolução.
"Nós nos unimos a vocês, seus amigos e suas famílias para comemorar a resolução histórica aprovada em 29 de abril de 1986 pelo encontro coletivo da nação sikh, conhecido como Sarbat Khalsa, situado na cidade santa de Amritsar", continua.
Panorama internacional
EUA instados a sancionar a Índia por liberdade religiosa 'piorada'
O Parlamento Sikh Mundial é um grupo de promoção com sede nos EUA que defende um Estado Sikh independente, ou Khalistão, no lugar do estado indiano de Punjab. O grupo prometeu "continuar os esforços" por um Estado Sikh independente.

Reação da Índia

No entanto, a representação diplomática indiana nos EUA repudiou a iniciativa.
"Esta é uma tentativa de alguns elementos trapaceiros de usar o nome da Assembleia para seus propósitos nefastos. Esses interesses particulares pretendem dividir comunidades e promover o fanatismo e o ódio", disse o Consulado-Geral da Índia em Nova York, EUA, acrescentando que a "agenda de violência" não tem lugar em sociedades democráticas como a Índia e os EUA.
O comunicado referiu que as autoridades indianas abordariam o assunto com os legisladores americanos em questão.
Comentando no domingo (1º), R.P. Singh, porta-voz do partido governista indiano Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês), defendeu que a resolução equivale a um "apoio aberto" a um Estado "independente" do Khalistão dentro da Índia.
Abhishek Manu Singhvi, parlamentar do Partido do Congresso da Índia, também exortou no domingo (1º) o governo do país a "reconhecer o Texas como parte do México".
"Explique a eles na linguagem que eles entendem", comentou Singhvi no Twitter.
Comentar