Panorama internacional

Turquia negocia com EUA compra de novos caças F-16, diz mídia

Mídia turca relata que Ancara e Washington estão em processo de negociar a venda à Turquia de caças F-16 modernizados, depois que a venda dos F-35 foi cancelada.
Sputnik
A Turquia e os EUA estão discutindo a venda de caças de nova geração F-16 a Ancara, escreveu no sábado (30) o jornal turco Yeni Akit.
Atualmente Ancara e Washington estão negociando a modernização e aquisição dos caças, segundo o Yeni Akit, que acrescenta que Ibrahim Kalin, porta-voz presidencial da Turquia, deve visitar os EUA nos próximos dias, onde discutirá a venda dos F-16 com membros do Congresso norte-americano.
EUA pretendem vender 40 caças F-16 à Turquia para reforçar OTAN no mar Negro
Em 2019 os EUA suspenderam, e mais tarde removeram completamente, a participação da Turquia do programa dos caças de quinta geração F-35, depois que ela adquiriu os sistemas de defesa antiaérea russos S-400. No entanto, a Turquia insiste que continuará usando os S-400.
Recep Tayyip Erdogan, presidente turco, anunciou mais tarde que os EUA sugeriram que a Turquia comprasse os caças de quarta geração F-16 em lugar dos F-35. No entanto, o Congresso do país norte-americano ainda não aprovou o projeto, apesar de o Departamento de Estado dos EUA estar em processo de defender o projeto perante os congressistas, dizendo que "serve os interesses de Washington".
Comentar