Panorama internacional

Rússia não ameaça ninguém com guerra nuclear, diz Lavrov

A Rússia não está ameaçando ninguém com uma guerra nuclear, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em entrevista à Al Arabiya nesta sexta-feira (29).
Sputnik
Segundo o diplomata, é o Ocidente, com a Ucrânia, que flerta com a retórica da "guerra nuclear".
Por isso o ministro ressaltou que todas as cinco grandes potências nucleares devem se comprometer a descartar a hipótese.

"Nós nunca brincamos com conceitos tão perigosos. Nunca. Todos devemos estar comprometidos com as declarações dos 'cinco nucleares': uma guerra nuclear nunca pode ser desencadeada", enfatizou Lavrov à Al Arabiya.

Ele afirmou ainda que Moscou não se considera em guerra com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Segundo ele, esse "seria um passo que aumentaria os riscos [de uma guerra nuclear]".

"Infelizmente, há um sentimento de que a OTAN acredita que está em guerra com a Rússia. A OTAN, os EUA, líderes europeus, em particular de Reino Unido, Polônia, França e Alemanha, e, claro, o chefe da diplomacia europeia [Josep] Borrell dizem diretamente que [o presidente Vladimir] Putin deve perder, que a Rússia deve ser derrotada", disse o ministro.

Lavrov também destacou que a Rússia não utiliza mercenários estrangeiros, incluindo sírios, na operação militar na Ucrânia.

"Posso garantir que os sírios têm suas próprias preocupações", disse o ministro.

Jornalistas preparam microfones enquanto aguardam a chegada do chanceler ucraniano, Dmitry Kuleba, e do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, para uma reunião de ministros das Relações Exteriores na sede da aliança, em Bruxelas, 7 de abril de 2022.

Laboratórios biológicos e sanções

Sobre as atividades dos laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia, o ministro afirmou que Moscou deseja ter "clareza e insistirá em obter respostas".
Ele também reforçou que as sanções ocidentais, intensificadas após o início da operação militar na Ucrânia, impactaram as cadeias de alimentos, tornando-se efetivamente uma das causas da crise global.

"Dezenas de navios estrangeiros estão bloqueados nos mares Negro e de Azov, em território ucraniano, porque estão sob sanções. Estamos prontos para liberá-los, mas o governo da Ucrânia não está cooperando conosco nessa questão", disse Lavrov.

Panorama internacional
Intelectuais alemães clamam ao governo para que armas deixem de ser enviadas para Ucrânia
Comentar