Notícias do Brasil

Itamaraty assegurou apoio do Brasil à Turquia para acordo de livre comércio entre Mercosul e Ancara

Na segunda-feira (25), o Itamaraty recebeu em sua sede, a convite do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu.
Sputnik
Após o encontro, os ministérios das Relações Exteriores do Brasil e da Turquia assinaram um comunicado conjunto, nesta quarta-feira (27).
Os ministros afirmaram que Brasil e Turquia compartilham expectativas semelhantes de um futuro mais estável, pacífico e próspero em suas respectivas regiões e em todo o mundo.
Eles reiteraram, igualmente, a determinação de manter e aperfeiçoar a colaboração bilateral em contraterrorismo.
O ministro das Relações Exteriores Carlos França recebe o ministro de Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, no Itamaraty, em Brasília, 25 de abril de 2022.
Segundo nota publicada pelo Itamaraty, no âmbito comercial Turquia e Brasil saudaram a tendência de crescimento do volume de transações bilaterais em patamar próximo de US$ 5 bilhões (R$ 25,1 bilhões).
Além disso, concordaram em continuar trabalhando para ampliar, equilibrar e diversificar o comércio e os investimentos conjuntos.
O ministro Cavusoglu também reiterou o desejo de Ancara de celebrar um acordo de livre comércio com o Mercosul e retomar as negociações com o bloco. O ministro Carlos França assegurou o apoio do Brasil à facilitação do processo.
Eles ainda enfatizaram a necessidade de aprofundar e diversificar a cooperação em plataformas multilaterais como as Nações Unidas, o G20 e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Notícias do Brasil
Guedes critica Brasília e defende reforma tributária para ingresso do Brasil na OCDE
Mevlut Cavusoglu e Carlos Alberto França também decidiram ativar a Comissão Mista Cultural, criada em 1995, ao mesmo tempo em que se comprometeram com uma célere conclusão das negociações para assinatura do Acordo de Coprodução Audiovisual.
Por fim, foi definido que será dada continuidade às negociações de dois protocolos: "Cooperação em Ciência e Tecnologia entre o Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia (TUBITAK) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)" e "Cooperação em Intercâmbio de Bolsas de Estudo entre a Presidência para Turcos no Exterior e Comunidades Afins (YTB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Brasil".
Os ministros reiteraram o interesse em ampliar a cooperação nessas áreas, enfatizando a importância de projetos conjuntos e contatos interpessoais diretos.
Notícias do Brasil
Mercosul: Bolsonaro diz que acordo com UE não avança porque França não aceita entrada do Brasil
Comentar