Panorama internacional

Austin diz que Ucrânia pode tentar ser membro da OTAN novamente e anuncia envio de armas de aliados

Segundo chefe do Pentágono, Kiev pode tentar se candidatar de novo à OTAN no futuro mais uma vez e que declarações russas sobre guerra nuclear foram "perigosas e inúteis". Austin também informou sobre novo envio de armas do Canadá e Alemanha para Kiev.
Sputnik
Em uma série de declarações na Base Aérea de Ramstein na Alemanha, nesta terça-feira (26), o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que "ninguém quer ver guerra nuclear", afirmando que o pronunciamento de Moscou sobre o assunto foi "perigoso e inútil", e que essa é uma questão que Washington "não quer se envolver".

"Esse tipo de retórica [em nome da Rússia] é muito perigoso e inútil. Ninguém quer ver uma guerra nuclear acontecer. É uma guerra que, você sabe, todos os lados perdem, então o barulho de sabres e a retórica perigosa são claramente inúteis e algo em que não vamos nos envolver", disse.

O secretário afirmou que os Estados Unidos e seus aliados não querem ver nenhum "transbordamento" do conflito na Ucrânia.
"Não queremos ver nenhum transbordamento e, novamente, é importante garantir que façamos tudo o que pudermos para garantir que a Ucrânia seja bem-sucedida e essa seja a melhor maneira de lidar com isso [risco de transbordamento]."
Austin também disse que Kiev retomará em breve seus esforços para se tornar membro da OTAN.
"Acredito que no futuro, se a possibilidade existir, acho que a Ucrânia tentará se candidatar mais uma vez para se tornar membro da OTAN, mas novamente isso provavelmente está um pouco adiante", afirmou.
Biscoitos com as bandeiras dos EUA e da Ucrânia são colocados em uma mesa antes de uma reunião entre o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, e o secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin no Pentágono 21 de abril de 2022
Ao mesmo tempo, o chefe do Pentágono informou que os Estados Unidos e seus aliados estenderão as consultas conjuntas sobre questões de defesa ucranianas em uma reunião mensal recorrente.
"Para garantir que continuemos a construir nosso progresso, vamos estender este fórum além de hoje [26]. Tenho orgulho de anunciar que a reunião de hoje se tornará um grupo de contato mensal sobre a autodefesa da Ucrânia."

Canadá e Alemanha enviarão armas

Austin também anunciou que o Canadá encaminhará oito veículos blindados como parte de seus esforços para reforçar a defesa ucraniana. Já a partir do terreno europeu, a Alemanha enviará cerca de 50 viaturas de combate antiaéreo Gepard.
"Acho significativo que a Alemanha anunciou que forneceria 50 sistemas Gepard. Acho que esses sistemas fornecerão capacidade real para a Ucrânia."
Panorama internacional
Pela 1ª vez, Alemanha envia armamento pesado para Ucrânia
Comentar