Panorama internacional

Xi Jinping se aproxima do 3º mandato como chefe do Partido Comunista Chinês

O presidente Xi Jinping foi nomeado delegado para o Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC).
Sputnik
O congresso regional autônomo de Guangxi Zhuang foi realizado, nesta sexta-feira (22), na cidade de Nanning e elegeu os delegados da região para o 20º Congresso Nacional do PCC.
O presidente chinês, Xi Jinping, foi eleito, por unanimidade, delegado do Congresso Nacional do Partido Comunista.
Segundo informações do South China Morning Post, a medida provavelmente o levará a garantir um terceiro mandato sem precedentes como líder do partido e chefe de Estado.
"Xi foi indicado pelo Comitê Central do Partido Comunista como candidato a delegado ao 20º Congresso Nacional, programado para ser realizado no segundo semestre de 2022", informou a mídia chinesa.
O presidente chinês, Xi Jinping, é visto em transmissão da cerimônia de abertura do Congresso Popular Nacional, em Pequim, 5 de março de 2022.
O voto unânime de Xi representa a vontade comum de mais de 2,5 milhões de membros do PCC e 150 mil organizações partidárias em Guangxi, bem como o apoio dos 57 milhões de habitantes da região.
No Congresso Nacional, uma reunião realizada a cada cinco anos para a elite partidária da China, os delegados votam no Comitê Central, o principal órgão de formulação de políticas do partido.
Os cerca de 200 membros deste comitê decidem quem sentará no Politburo e o seu Comitê Permanente, núcleo mais poderoso da política na China, considerado o pináculo do poder do Partido Comunista.
Dois novos secretários provinciais do PCC também foram anunciados na sexta-feira (22). Wang Xiaohui foi eleito vice-diretor executivo do departamento de propaganda do Partido Comunista, e Ni Yuefeng tornou-se diretor da Administração Geral de Alfândegas.
Da esquerda para a direita, o presidente da China Xi Jinping, um tradutor e presidente da Polônia Andrzej Duda conversam antes do jantar de Estado no Castelo Real em Varsóvia, Polônia, segunda-feira, 20 de junho de 2016.
Comentar