Notícias do Brasil

Descontente com Carlos França, Bolsonaro avalia tirar chanceler do comando do Itamaraty, diz mídia

Rejeição do Palácio do Planalto à gestão de França teria se aprofundado nas últimas semanas quando Brasil não ficou ao lado de países árabes em uma sessão do Conselho de Segurança da ONU.
Sputnik
De acordo com a revista Veja, o presidente, Jair Bolsonaro (PL), anda descontente com a chefia do chanceler, Carlos França, no Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Insatisfeito com as posições do Itamaraty em discussões internacionais — inclusive em temas recentes no Conselho de Segurança da ONU – o presidente teria começado a ouvir figuras importantes do governo para encontrar um nome que substitua o de França.
Segundo a mídia, o status da administração do diplomata se deteriorou nos últimos meses, piorando bastante nas últimas semanas, após o Brasil não seguir países árabes em uma discussão no Conselho de Segurança da ONU que condenava ações terroristas no Oriente Médio.
Jair Bolsonaro e Carlos França na Cerimônia de hasteamento da Bandeira em homenagem ao Dia do Diplomata, 20 de abril de 2022
Bolsonaro, ao ser cobrado sobre a posição da diplomacia brasileira, sequer havia sido informado pelo chanceler do assunto, relata a revista.
Diante da crise provocada pela falta de apoio brasileira a países árabes, o presidente enviou o almirante Flávio Rocha, secretário Especial de Assuntos Estratégicos, aos Emirados Árabes Unidos para desfazer o mal-estar criado pela posição do Itamaraty.
A mídia afirma que a mudança no comando do MRE do Brasil é "uma questão de tempo".
Comentar